Rodada da Integração Amigos do Sertão

Participem da “Rodada Amigos do Sertão” de segunda a sexta-feira, das 18h00 as 19h00, pela freqüência 147.390 MHz Dup (+). Coordenador da Rodada: Reginaldo Remígio PY7-BYP (Professor Remígio), de Afogados da Ingazeira-PE.

domingo, 31 de agosto de 2014

Uso dos Símbolos Nacionais por Radioamadores

Amigos tenho observado que radioamadores e clubes de radioamadores, além dos operadores da Faixa do cidadão, estão usado em diversas ocasiões (adesivos em veículos, carteiras de sócios, papeis de carta, cartões de visita, cartões QSL, broches de lapela, etc.) com o Brasão da República.

O uso das "Armas Nacionais" é regulamentado e exclusivo da esfera Federal, conforme pode-se ver abaixo:

LEI 5.700 SEÇÃO III "DAS ARMAS NACIONAIS", ARTIGO 26, ÍTEM X

"É obrigatório o uso das Armas Nacionais nos papeis de expediente de Nível FEDERAL".

As instituições privadas (particulares) não têm permissão do uso dos símbolos nacionais (Armas Nacionais), pois é atribuição dos serviços e documentos FEDERAIS, e o seu uso indevido por instituições privadas configura.

CRIME FEDERAL, TANTO PARA QUEM FAZ A EMISSÃO DESTES DOCUMENTOS, PARA QUEM DELES SE UTILIZA.

Apesar de louvável a intenção de divulgar esse símbolo pátrio, seu uso indevido enseja pena de 2 a 6 anos de reclusão (Art. 296, § 1, inc. III do Código Penal - Decreto Lei 2848/40).

CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

Art. 296 - Falsificar, fabricando-os ou alterando-os:

I - selo público destinado a autenticar atos oficiais da União, de Estado ou de Município;

II - selo ou sinal atribuído por lei a entidade de direito público, ou a autoridade, ou sinal público de tabelião:

Pena - reclusão, de dois a seis anos, e multa.

§ 1º - Incorre nas mesmas penas:

I - quem faz uso do selo ou sinal falsificado;

II - quem utiliza indevidamente o selo ou sinal verdadeiro em prejuízo de outrem ou em proveito próprio ou alheio.

III - quem altera, falsifica ou faz uso indevido de marcas, logotipos, siglas ou quaisquer outros símbolos utilizados ou identificadores de órgãos ou entidades da Administração Pública. (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)

§ 2º - Se o agente é funcionário público, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, aumenta-se a pena de sexta parte.

Caso estejas usando indevidamente o Brasão da República, mesmo que inadvertidamente, deixe imediatamente de fazê-lo, procurando, ainda, alertar outras pessoas que possam estar incorrendo no erro.

FONTE: INFORMATIVO RADIOAMADORSITICO - PY2MOK - LEO

terça-feira, 26 de agosto de 2014

CÓDIGO DO RADIOAMADOR

PRIMEIRO:

O radioamador é atencioso e ponderado... Conscientemente ele jamais usará sua estação para prejudicar a atividade dos demais colegas ou de alguma forma que possa diminuir-lhes a satisfação em operar.

SEGUNDO:

O radioamador é leal... Ele oferecerá sua lealdade, encorajamento e apoio a seus companheiros, ao seu rádio clube local e à sua Liga Nacional, através da qual o radioamadorismo é representado.

TERCEIRO:

O radioamador é progressista... Ele manterá sua estação no nível do conhecimento científico, conservando-a bem instalada e eficiente. Sua prática operacional deverá ficar acima de qualquer censura.

QUARTO:

O radioamador é amistoso... Transmitir lenta e pacientemente, quando solicitado; aconselhar amigavelmente e orientar o principiante; prestar gentil assistência e colaboração; considerar e cooperar com o interesse alheio - estas são as marcas do espírito radioamadorístico.

QUINTO:

O radioamador é equilibrado... O rádio é seu hobby. Ele nunca permitirá que o seu passatempo interfira em quaisquer de seus deveres e obrigações domésticas, profissionais, escolares ou que tenha para com a sua comunidade.

SEXTO:

O radioamador é patriótico... A sua estação e o seu conhecimento estarão sempre disponíveis e a serviço do seu país e de sua comunidade.

Este Código foi concebido em 1928 pelo radioamador norte-americano Paul M. SEGAL, W9EEA e adotado como oficial, em escala mundial, por votação unânime na X Assembléia Geral da IARU - REGIÃO 2, realizada em 1989, em Orlando, Flórida, EUA. Esta tradução foi realizada pelo nosso colega radioamador Ariosto Rodrigues de Souza, o ARI, PT2BW quando Vice-Presidente da LABRE. Este artigo foi extraído do HANDBOOK DO RADIOAMADOR, de autoria do radioamador Ivan Thomas Halász, PY2AH. Esta obra recomendamos que todo colega a possua e a leia, pois é a verdadeira bíblia dos RADIOAMADORES.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

2º encontro Técnico e Ecológico da Repetidora 147.390 - Radioamadorismo

10375902_1457630631161180_7443897932272431448_nA Repetidora fica localizada em Matureia-PB, no Pico do Jabre, o ponto mais alto da Paraíba.

- Você vai ter o prazer de conhecer um dos lugares mais bonitos da Paraíba.

- Você que é a admirador do Radioamadorismo faça parte desse encontro.

- E você que adora a natureza, também faça parte desse grande grupo de amigos.

Um oásis no meio do Sertão!

Clima agradabilíssimo!

Encontro de Radioamadores

Data: 27 de setembro (sábado) 

Cidade: Matureia-PB

Organização: Anibal Ramos Nunes

Com informações de Anibal Ramos Nunes (PU7EAE): Henrique Melo (PU7HMX) - Rede Sertão PB

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Modos de Propagação

Modos de Propagação - Radioamador

O mecanismo pelo qual as ondas de rádio são propagadas do ponto A para o ponto B na superfície da terra varia de acordo com a frequência empregada. Apesar das divisões não serem exatas, é possível dividir genericamente o espectro em três partes.

Frequências abaixo de 2 MHZ tendem a se propagar como ondas de superfície sobre a terra e se diz que são sujeitas à propagação de ondas de solo. Na faixa de 2-70 MHZ, a propagação de longa distância é unicamente por qualquer modo de reflexões nas camadas ionizadas bem acima e ao redor da terra: é denominada propagação ionosférica. Para frequências acima de 50 MHZ os efeitos de ionosfera são menos uniformes e regulares e ambas normal e não regular propagação são governadas grandemente pelas condições meteorológicas na troposfera. Tal propagação é além disso denominada troposférica.

Além dos mecanismos de propagação normais, é também possível explorar certas técnicas especializadas para comunicação de longa distância.

Colaboração Donald Murden PY5ZBU.

Escola Paranaense de Radioamadorismo

Grupo Araucária de DX

Fonte: www.radioamador.com

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Aniversariantes do mês

- Hoje, dia 15 de agosto, é aniversário do Comandante da “Rodada do Bacurau”, Brandão (PY7RBR).

- Já no dia 29 de agosto será o aniversário de Mônica Remígio, filha do Comandante da “Rodada da Integração Amigos do Sertão”, o Professor Remígio.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

As provas que seriam realizadas no dia 30 de agosto de 2014 em Acari-RN foram canceladas

As provas que seriam realizadas no dia 30 de agosto de 2014 em Acari-RN foram canceladas.

Provas na Paraíba

Anibal informa que em outubro, a Anatel-PB irá realizar provas destinadas a turma do Sertão da Paraíba. A data para realização dessas provas ainda será definida.

domingo, 10 de agosto de 2014

Encontro de Radioamadores aconteceu no SESI na cidade de Patos

Os Radioamadores do Estado da Paraíba compareceram mais uma vez ao 3º Encontro de Radioamadores e PX da Cidade de Patos. O evento aconteceu durante todo este domingo, dia 10, no Serviço Social da Indústria (SESI) no Bairro do Salgadinho.

Exposição de material relativo aos Radioamadores, vendas de rádios e muita comunicação através de central montada no local fez a alegria dos presentes que também dispuseram de música ao vivo para animar o ambiente.

Comida, bebida e muita troca de experiência nas histórias, que estão sempre presentes, foi a tônica do encontro que contou Radioamadores de diversas cidades numa paixão que passa de geração a geração.

Fotos: J. Júnior e Facebook

Jozivan Antero – Patosonline.com

 

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Tá chegando o GRANDE DIA!!!!! - III Grande Encontro de Radioamadores de Patos-PB

Será realizado no próximo domingo, dia 10 de agosto de 2014 (Dia dos Pais), o III Encontro de Radioamadores de Patos-PB.

O evento será realizado no Sesi (Serviço Social da Indústria), localizado na Rua Manoel Torres, Bairro Salgadinho em Patos-PB (na entrada de Patos para quem vem de Campina Grande-PB – pela BR 230), e contará com Radioamadores de vários Estados, tendo uma maior participação, de Radioamadores dos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará.

Patos é a única cidade no Brasil que tem um dia municipal em comemoração ao Dia do Radioamador.

Lei N° 4.023/2011

Com Projeto de Lei do Vereador Sales Júnior, o então Prefeito, na época, Nabor Wanderley, em reunião com os Radioamadores de Patos, na manhã do dia 05 de agosto de 2011,  sancionou, com o N° 4.023/2011, a Lei que instituiu o dia 1° de Agosto como sendo o “Dia Municipal do Radioamador de Patos-PB”.

Nessa grande Festividade e Confraternização de amigos, tendo início as 07h00 da manhã do domingo (dia 10), os Radioamadores participarão de uma palestra sobre sobre Ética Operacional e Sistema Operacional; demonstrações de sistemas operacionais como o EchoLink e entre outros; sorteios de brindes e Homenagens aos Pais; café da manhã; almoço; oportunidade para vender, comprar ou trocar equipamentos radioamadorísticos, e isso tudo é claro,  ao som de muita música ao vivo.

Lembrando que o Evento contará com vários Estandes de Venda!!!!!

O encerramento acontecerá as 17h00.

Participem!!!!!

Veja a camisa do Evento:

Foto: Camisa do III Encontro.

Confira a programação do Evento

Programação do III Encontro de Radioamadores de Patos-PB:

Dia 10 de agosto de 2014

07h00: Acolhida aos Visitantes, Amigos e Inscrições.

07h30: Café da Manhã (Mesa de Frutas).

08h00: Abertura Oficial do Encontro com a Execução  do Hino Nacional Brasileiro.

09h00: Palestra Sobre Ética Operacional e Sistema Operacional.

09h30: Demonstração do Sistema Operacional Eco Link e Outros.

10h00: Musica Ao Vivo.

11h30: Almoço.

13h00: Sorteio de Brindes e Homenagens aos Pais.

14h00: Musica Ao Vivo.

17h00: Enceramento.

Kit do Evento

Valor do kit: R$ 30,00

- O kit da direito a camisa, boné, crachá de identificação, café da manhã, almoço, certificado, banho de piscina, direito a participação nos sorteios e brindes, além é claro, das homenagens aos pais.

Confiram imagens de outros Encontros de Radioamadores ocorridos na cidade de Patos-PB:

 
Possivelmente acontecerá uma Seresta no dia 09 de agosto (sábado), dia que antecede o Grande Evento, em local que ainda será confirmado neste pelos organizadores neste mesmo canal.

O Evento tem uma Realização do Grupo de Radioamadores de Patos-PB

Henrique Melo (PU7HMX) – Rede Sertão PB

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

III ENCONTRO DE RADIOAMADORES DE PATOS–PB

 Grp Patos

Programação do III Encontro de Radioamadores de Patos-PB:

Dia 10 de agosto de 2014

07h00: Acolhida aos Visitantes, Amigos e Inscrições.

07h30: Café da Manhã (Mesa de Frutas).

08h00: Abertura Oficial do Encontro com a Execução  do Hino Nacional Brasileiro.

09h00: Palestra Sobre Ética Operacional e Sistema Operacional.

09h30: Demonstração do Sistema Operacional Eco Link e Outros.

10h00: Musica Ao Vivo.

11h30: Almoço.

13h00: Sorteio de Brindes e Homenagens aos Pais.

14h00: Musica Ao Vivo.

17h00: Enceramento.

Kit do Evento

Valor do kit: R$ 30,00

- O kit da direito a camisa, boné, crachá de identificação, café da manhã, almoço, certificado, banho de piscina, direito a participação nos sorteios e brindes, além é claro, das homenagens aos pais.

Foto: Camisa do III Encontro.

O DIA DO RADIOAMADOR no Brasil e em Patos-PB:

A fixação de 05 de novembro como o DIA DO RADIOAMADOR foi em razão de que, nesta data, no ano de 1924, o Diário Oficial da União publicou, sob o nº. 16.657, o Decreto que regulamentava as estações de radioamadores existentes no Brasil. O referido Decreto foi baixado tendo em vista a representação feita no ano de 1923, pela Academia Brasileira de Ciências, reconhecendo a existência do radioamadorismo no Brasil.

Os radioamadores foram os pioneiros nas telecomunicações.

Eles ajustavam e experimentavam, tentavam isso e aquilo, sempre com o propósito de aumentar o alcance da comunicação ou a eficiência do equipamento. Os radioamadores foram os primeiros a demonstrar a grande utilidade das ondas curtas e foram também os pioneiros no uso do espectro das ondas de VHF e UHF. Foram os primeiros a projetar praticamente os equipamentos de transmissão e recepção, empregando válvulas à vácuo e contribuíram bastante para a pesquisa da radiopropagação. Foram os primeiros a abolir completamente as transmissões empregando faísca e também a utilizar a telegrafia. O radioamadorismo tem sido uma verdadeira câmara de compensação de idéias, e um campo de provas para quase todos os grandes projetos técnicos e operacionais no campo da radiocomunicação. O radioamadorismo, desde o princípio, ganhou destacada reputação por facilitar as comunicações durante as emergências, ou quando os outros meios falham ou estão sobrecarregados. Os anais da história do radioamadorismo contém um impressionante relatório das várias emergências, catástrofes, epidemias e tantos outros fatos, nos quais os radioamadores, com habilidade e devoção, e até mesmo com o sacrifício pessoal, serviram às suas comunidades e trouxeram recursos rápidos àqueles que necessitavam. Grandes dificuldades foram atenuadas e milhares de vidas e propriedades valiosas foram salvas por seu esforço.

Os radioamadores consideram essa assistência um DEVER e estão sempre pronto para SERVIR a humanidade.

SALVE O DIA DO RADIOAMADOR!

Patos-PB

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, esteve na manhã desta segunda-feira, 05 de agosto, reunido com um grupo de radioamadores da cidade de Patos.

Na ocasião, o prefeito sancionou a Lei N.º 4.023/2011, de autoria do vereador Sales Júnior, a qual institui o 1º de agosto como sendo o Dia Municipal do Radioamador.

Segundo um dos representantes do Grupo de Radioamadores, Marcos Vieira, a idéia que partiu do vereador Sales Júnior, homenageia Elisbão Alves de Assis, um dos maiores idealizadores do radioamadorismo na cidade de Patos falecido tragicamente em plena atividade, ao cair de uma Torre com aproximadamente 15 metros, no dia 31 de julho, na cidade de Pombal.

“O decreto além de homenagear o saudoso Elisbão, ainda fará com que nosso grupo mude a data de um evento que já acontece há dois anos. A partir de então faremos o possível para realizar esse evento exatamente no dia dedicado ao radioamadorismo em nossa cidade. Neste evento temos a oportunidade de expor equipamentos, trocar informações, bem como conhecer outros colegas, já que muitas vezes nos comunicamos apenas pelo rádio”, relatou Marcos Vieira.

Para o prefeito Nabor Wanderley a cidade tem potencial para que fosse decretado um dia como esse, tendo em vista o grande número de adeptos da prática do radioamadorismo.

“Sancionamos essa lei com muito prazer, pois além de ser uma maneira de homenagearmos essa classe, ainda temos a oportunidade de resguardar a memória de Elisbão Alves pela sua contribuição como radioamador patoense. Já atuei como radioamador na época do também saudoso Edleuson Franco e, estou mantendo contato com o grupo e vendo a possibilidade de reativar meu prefixo”, disse o prefeito.

Na lei sancionada ainda consta o compromisso do poder executivo em dar suporte, bem como facilitar as comemorações em torno do Dia Municipal do Radioamador. Marcos Vieira finalizou revelando que o grupo objetiva formar uma associação dos radioamadores em Patos, como forma de melhor organizar os eventos e ações pertinentes.

O radioamadorismo, desde o princípio, ganhou destacada reputação por facilitar as comunicações durante as emergências, ou quando os outros meios falham ou estão sobrecarregados. Os anais da história do radioamadorismo contém um impressionante relatório das várias emergências, catástrofes, epidemias e tantos outros fatos, nos quais os radioamadores, com habilidade e devoção, e até mesmo com o sacrifício pessoal, serviram as suas comunidades e trouxeram recursos rápidos àqueles que necessitavam. Grandes dificuldades foram atenuadas e milhares de vidas e propriedades valiosas foram salvas por seu esforço.

Fonte: Facebook GRP Patos-PB